item

MultiSep® Configurações

Configurações iniciais

Cada uma das seções possui aplicações distintas que podem ser usadas, quando necessário, de forma individual, tanto o ajuste, os métodos de separação de cores, as retículas quanto os tipos de marcas.

Antes de iniciar

Para gerar as Chapas através da MultiSep® é preciso considerar as seguintes observações:

1. Modelo de cores em vetores e/ou Bitmaps.

Use a propriedade Localizar e Substituir do CorelDRAW®, no Menu Editar > Localizar e Substituir para converter automaticamente o modelo de cores em vetores, e substitua um Modelo ou Paleta de Cores em preenchimentos e contornos.

2. Transparências.

Se houver a necessidade de incluir uma silhueta, certifique-se de bloquear as áreas que não devem ficar transparentes.

3. Chapado e/ou silhueta.

Extraia o fundo da imagem ou converta em Bitmap com fundo transparente.

4. Múltiplas camadas.

Para evitar conflitos com camadas inicie a configuração das Chapas em um arquivo novo. Para excluir ou modificar as camadas utilize o Gerenciador de Objetos.

5. Ferramentas interativas.

Converta em curvas ou em Bitmaps os efeitos interativos, tais como: Sombreamento, Contorno, Extrusão, Envelope, Mídia artística, Mistura, Chanfradura, textos etc., afim de evitar ‘estouros’, que podem ocasionar resultados indesejados.

Cada arquivo tem configurações distintas apesar de compartilhar métodos comuns, alguns casos requerem, portanto alguma atenção especial. Assim, antes de iniciar uma separação através da MultiSep® verifique com atenção as características do substrato a ser impresso, bem como os aspectos da matriz de reprodução, as cores e as tintas a serem usadas nesse arquivo.

Podem ocorrer erros inesperados durante o funcionamento da MultiSep®, caso persistam os avisos de erro será necessário reiniciar o CorelDRAW®.

Se o fundo do layout aparecer como um retângulo chapado, será necessário extrair o fundo da imagem, previamente, caso o resultado desejado seja um fundo com silhueta.

Se houver partes reticuladas em áreas chapadas, após a conclusão da tarefa, é sinal de que o contraste da imagem não está adequado.

Gerencie os modelos de cores RGB/CMYK, adequadamente para otimizar os resultados.

O ajuste adequado do nível de cobertura da cor inserido na chapa deve corresponder aproximadamente com o nível de cobertura proporcionado pela tinta selecionada/escolhida, de acordo com o substrato/suporte a ser impresso.

Tintas com pouca cobertura (Claridade), ou seja, com maior nível de transparência (clear) precisam corresponder adequadamente na configuração das chapas, afim de obter o contraste ideal, considerando a cor do substrato/suporte a ser impresso, visto que essas tintas são indicadas apenas para fundos brancos ou muito claros (pastéis).

Por outro lado, as tintas com maior poder de cobertura (mix), (Opacidade), indicadas para aplicações sobre fundos escuros necessitam de equilíbrio e controle da densidade durante a configuração das chapas, afim de obter a harmonização das cores de acordo com o modelo apresentado no arquivo.

Cores em gráficos digitais

Arquivos digitais usam modelos de cores para descrever as cores que compõem os gráficos digitais. Cada modelo de cor, como RGB, CMYK ou HSB, representa um método diferente para descrever e classificar cores.

Modelos de cores utilizam valores numéricos para representar o espectro visível de cores. Um espaço de cores é uma variante de um modelo de cor e tem uma gama (intervalo) específica de cores. Por exemplo, dentro do modelo de cores RGB, há vários espaços de cores: Adobe® RGB, sRGB e Apple® RGB. Embora cada um desses espaços de cores defina cores usando os mesmos três eixos (R, G e B), suas gamas são diferentes.

As cores em um gráfico, na verdade, são valores numéricos ajustados em arquivo. É fácil imaginar um número como uma cor, mas esses valores numéricos não são cores absolutas por si só, apenas têm um significado de cores no espaço de cores do dispositivo que está produzindo a cor.

Como cada dispositivo tem o seu próprio espaço de cores, cada um pode reproduzir cores apenas na sua gama. Assim, quando uma imagem é movida de um dispositivo para outro, suas cores podem ser alteradas, porque cada dispositivo interpreta os valores RGB ou CMYK de acordo com o seu próprio espaço de cores.

Ou seja, É IMPOSSÍVEL QUE TODAS AS CORES EXIBIDAS EM UM MONITOR SEJAM IDENTICAMENTE CORRESPONDIDAS EM UMA IMPRESSÃO. PORQUE UMA IMPRESSORA OPERA EM UM ESPAÇO DE CORES CMYK, ENQUANTO UM MONITOR OPERA EM UM ESPAÇO DE CORES RGB. SUAS GAMAS SÃO DIFERENTES. PORTANTO, ALGUMAS CORES PRODUZIDAS POR TINTAS NÃO PODEM SER EXIBIDAS EM UM MONITOR, ENQUANTO OUTRAS QUE PODEM SER EXIBIDAS EM UM MONITOR NÃO PODEM SER REPRODUZIDAS COM O USO DE TINTAS.

Porém, mesmo que seja impossível corresponder perfeitamente todas as cores em diferentes dispositivos, é possível utilizar o gerenciamento de cores para garantir que a maioria delas seja idêntica, ou suficientemente semelhante para parecer consistente.

Portanto, Antes de manipular os arquivos tenha em mente que, algumas cores exibidas em um monitor não podem ser reproduzidas com o uso de tintas, por outro lado, algumas cores produzidas por tintas não podem ser exibidas em um monitor.

Assim, por meio de testes e a manipulação consciente dos modelos RGB/CMYK, o gerenciamento adequado das cores pode proporcionar resultados satisfatórios, condizentes com aqueles apresentados em layout.

Por outro lado, a falta de gerenciamento adequado de cores pode comprometer a qualidade das Chapas, interferindo diretamente na conversão dos gráficos, Bitmaps e/ou vetores, portanto, verifique atentamente as configurações das cores antes mesmo de iniciar a produção do layout.

Atenção com as cores!

Faça a verificação do aspecto das cores antes de iniciar o procedimento de separação das Chapas, para certificar-se de que não haja alterações significativas nas cores previamente.

Verifique o Gerenciamento de Cores no Menu Ferramentas > Gerenciamento de Cores > Configurações Padrão..., antes de iniciar a separação das Chapas. A configuração Padrão deve ser utilizada para otimizar o aspecto e preservação das cores (vetor e/ou Bitmap) e minimizar as variações de tonalidades, durante a criação de layouts. Para retornar à pré-definição padrão selecione Predefinições > Finalidade Geral na América do Norte. Quando houver alguma modificação no espaço de cores do layout copie-o para um arquivo novo e salve-o novamente. Ative as Cores de prova na Barra de status para verificação das cores antes da separação das chapas através da MultiSep®.

O gerenciamento adequado dos modelos de cores RGB/CMYK pode proporcionar melhores resultados ao utilizar a MultiSep®, mas...

CUIDADO AO ALTERNAR ENTRE ESSES MODELOS DE CORES, MISTURANDO-OS ENTRE SI.

Layouts com cores de modelos diferentes, misturados entre si tendem a causar grandes variações de cores quando não são gerenciados adequadamente. As gamas de cores do modelo RGB apresentam maior luminosidade, mas a maioria delas não encontra tintas que correspondam com tal aspecto para uma reprodução gráfica condizente. Portanto, as cores em um layout devem se basear em uma cartela/paleta de cores de referência, de modo que apresente as cores que podem ser impressas, ou seja, cores que podem ser encontradas com um fabricante/revendedor de tintas.

Contudo, é possível ainda, a mistura de tintas de um mesmo fabricante (porém, não se pode recomendar, a princípio a mistura de tintas de fabricantes diferentes sem testes preliminares), afim de conseguir tonalidades diferenciadas.

*Novas atualizações ou modificações podem ser incluídas sem aviso prévio, portante consulte sempre o suporte para maiores informações.